3ª Serie - Exercícios

**** Por enquanto, seguem listas de exercícios para os alunos do último ano:


EXERCÍCIOS PARA A 3ª SÉRIE 

EXERCÍCIOS SOBRE CORDADOS

1. Que adaptações permitiram aos anfíbios a transição para o ambiente terrestre? Como os répteis se tornaram os primeiros vertebrados a conquistar definitivamente este ambiente?
possível resposta: anfíbios: respiração por pulmões, desenvolvimento de patas
répteis: total independência da água, ovo comlíquido amniótico que evita o ressecamento do embrião e com casca, ausência de estágios larvais dependentes da água; fecundação interna; pele espessa, com escamas ou placas córneas.

2. Em abril de 2003, frequentadores da praia da Joatinga, no Rio de Janeiro, mataram a pauladas um tubarão mangona. As espécies animais que causam medo, repulsa ou estão associadas a superstições são inapelavelmente sentenciadas à morte. Cobras, aranhas, morcegos, escorpiões, arraias, marimbondos, sapos, lagartos, gambás e, claro, tubarões, morrem às dezenas, porque falta à população um nível mínimo de conhecimento sobre tais animais, seu comportamento, seu papel na cadeia alimentar e os ecossistemas. (Adaptado de Liana John, Sentenciados à morte por puro preconceito. www.estadao.com.br/ciência/ecos/mai/2003
Responda:
a) As arraias pertencem ao mesmo grupo taxonômico dos tubarões. Que grupo é esse? Dê uma característica que permite agrupar esses animais.
possível resposta: condrícties (cartilaginosos). Ossos cartilaginosos, arcos branquiais e fendas branquiais com ausência de opérculo...

b) Sapos e lagartos pertencem a classes distintas de vertebrados. Dê uma característica  que permite diferenciar as duas classes.
possível resposta: 
anfíbio, ovo sem casca, pele úmida...
réptil: ovo com casca, pele seca....

3. (Vunesp-2008) Em maio de 2006, o Dr. Alexander Kellner, em sua coluna “Caçadores de fósseis”, relatou a descoberta de Tiktaalik roseae em rochas com idade em torno de 368 milhões de anos, do Devoniano Superior do
Canadá. O corpo desse animal media entre 85 e 150 cm,apresentava nadadeiras pélvicas pequenas, todos os membros com nadadeiras com raios, arcos branquiais bem desenvolvidos, brânquias e escamas. Além disso, a região opercular era pequena, sem opérculo; a cabeça e o restante do corpo eram achatados, com os olhos no topo do crânio, e possuía um pescoço. Esse animal fóssil foi considerado um “elo perdido” entre dois grupos de vertebrados. (cienciahoje.uol.com.br/materia)
Cite quais são os grupos de vertebrados conectados por esse fóssil e a qual aspecto importante da evolução dos vertebrados esse fato está relacionado.
possível resposta: peixes ósseos e anfíbios; fato: conquista do meio terrestre

4. (UNIFESP-2008) Um ser humano de aproximadamente 60 kg, em repouso, à temperatura de 20 ºC,despende cerca de 1.500 kcal por dia. Um jacaré, de mesma massa, nas mesmas condições, despende cerca de 60 kcal por dia.
a) Cite um animal que tenha comportamento semelhante ao do jacaré e outro animal que tenha comportamento semelhante ao do ser humano no que diz respeito ao gasto de energia, mas que não sejam nem réptil nem mamífero.
possível resposta: Jacaré (ectotérmico):  sapo
Ser humano (endotérmico): ave.

b) Explique por que o ser humano despende mais energia que o jacaré e se há alguma vantagem adaptativa nessa situação.
O gasto se deve a necessidade de manter uma temperatura corporal ideal. Principal vantagem é a independência da temperatura externa para regular sua temperatura corporal e assim conseguir ocupar diferentes ambientes e habitats.


                QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

5. (PUC - RJ-2007) O princípio da capacidade de submersão dos submarinos é o mesmo presente na bexiga natatória de alguns peixes. Indique qual a alternativa que explica corretamente este funcionamento.

a) Quando a bexiga natatória se enche de ar, o peixe fica menos denso do que a água e sobe à superfície.
b) Quando a bexiga natatória se enche de água, o peixe fica menos denso que o meio e sobe à superfície.
c) Quando a bexiga natatória se enche de ar, o peixe fica mais denso do que a água e sobe à superfície.
d) Quando a bexiga natatória se enche de água, o peixe fica  menos denso que a água e submerge.
e) Quando a bexiga natatória se enche de ar, o peixe fica menos denso do que a água e submerge.

6. No Pantanal Mato-Grossense, os jacarés aquecem-se ao sol nas margens dos rios durante o dia e, como a água esfria mais lentamente que a terra, submergem à noite. Essa estratégia dos crocodilianos está relacionada ao fato de eles:

a) excretarem principalmente ureia, composto nitrogenado com baixa toxicidade que necessita de água para ser eliminado. 
b) serem ectotérmicos, dependendo de fontes externas de calor para a regulação da temperatura corpórea. 
c) dependerem da água para a fecundação e o desenvolvimento dos ovos. 
d) apresentarem o corpo revestido por uma pele grossa, com placas córneas, que evita a dessecação. 
e) não terem, em seus pulmões, superfície suficiente para uma troca gasosa eficiente, necessitando realizar absorção de oxigênio da água do meio circundante, através da mucosa cloacal.

7. (Mack-2008) Um estudo publicado recentemente demonstrou o aumento no risco da extinção de anfíbios, cujas características fisiológicas os tornam mais vulneráveis a mudanças ambientais. A poluição das águas com pesticida e com resíduos orgânicos e o aumento da radiação ultravioleta são os maiores responsáveis pelo aumento desse risco. A respeito da relação entre fisiologia dos anfíbios e o risco de extinção, assinale as afirmativas abaixo:

I. (__) Por apresentarem fecundação externa, a poluição da água afeta diretamente a sobrevivência dos ovos.
II. (__) A pele úmida e permeável favorece a absorção de poluentes existentes na água.
III.(__) A ausência de casca calcaria nos ovos permite que maior intensidade de radiação ultravioleta atinja os embriões, podendo causar mutações.
IV. (__) Por terem circulação simples, esses animais são heterotermos e estão sujeitos a variações de temperatura.

8. Existe um dito popular que pergunta: "Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?". Sendo a galinha uma ave, do ponto de vista biológico e evolutivo, a alternativa correta para responder a essa questão é:

a) o ovo, pois as aves são todas ovíparas.
b) o ovo, pois as aves descendem dos répteis, que também põem ovos.
c) a galinha, pois o ovo surgiu nas aves posteriormente.
d) o ovo, que deu origem às aves e depois aos répteis.
e) os dois surgiram ao mesmo tempo.

9. (UFMS) Leia o texto abaixo e, a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

Um sapo sem pulmão acaba de ser descoberto na ilha de Borneu, na Indonésia. Trata-se do primeiro caso confirmado do tipo e, segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, a espécie aquática Barbourula kalimantanensis aparentemente respira através da pele. (…) Duas populações da espécie, sobre a qual havia relatos, foram encontradas durante recente expedição dos pesquisadores. (…) De todos os tetrápodes, vertebrados terrestres com quatro membros, sabe-se que a ausência de pulmões ocorre apenas em anfíbios. São conhecidas algumas espécies de salamandras sem o órgão, além de uma de cobra-cega. Para os autores do estudo, a descoberta em uma rara espécie de sapo em Borneu reforça a idéia de que pulmões sejam uma característica maleável nos anfíbios. Como a B. kalimantanensis vive em água corrente e fria, a ausência de pulmões poderia ser uma adaptação para uma combinação de fatores, como um meio com mais oxigênio, o baixo metabolismo do animal, o achatamento do corpo que aumenta a área superfícial da pele e a preferência por afundar em relação a boiar.”
Fonte: Agência FAPESP (http://www.agencia.fapesp.br/materia/ 679/divulgacao-cientifica/sapo-sempulmao-e-descoberto.htm)

(__) Os sapos, as salamandras e as cobras-cegas são anfíbios.
(__) Além dos anfíbios, minhocas também possuem respiração cutânea.
(__) Apesar do baixo metabolismo, a B. kalimantanensis é animal endotérmico, como todos os anfíbios.
(__) Por ter somente respiração cutânea, a B. kalimantanensis precisa manter a pele sempre úmida. Por essa razão, sua dependência de viver no meio aquático é maior do que a dos sapos que possuem pulmões.
(__) Nos anfíbios, quando os pulmões estão ausentes, há apenas a circulação do sangue venoso.
(__) O baixo metabolismo está associado com rápida digestão do alimento e alta taxa de natalidade

10. (UEL-2003) O esquema a seguir representa as fases de desenvolvimento de um anfíbio anuro


Sobre esse processo, Assinale as afirmativas corretas:
I. (__) Na fase larval, a respiração é cutânea e na fase adulta, é branquial.
II. (__) Na fase larval, o principal excreto nitrogenado é amônia e na adulta, é uréia.
III. (__)Os ovos possuem casca impermeável para evitar a dessecação. 
IV. (__)Na cadeia alimentar, o girino geralmente é considerado consumidor primário e o adulto é consumidor secundário.

11. (FUVEST) Num exercício prático, um estudante analisou um animal vertebrado para descobrir a que grupo pertencia, usando a seguinte chave de classificação:



O estudante concluiu que o animal pertencia ao grupo VI.
Esse animal pode ser:

a)um gambá.
b) uma cobra.
c) um tubarão.
d) uma sardinha.
e) um sapo. 

12. (UFPR) Considere o texto a seguir.

Ibama resgata filhote de peixe-boi em Eirunepé/AM
O Ibama resgatou um filhote de peixe-boi no sul do estado do Amazonas. O filhote é fêmea, tem menos de três meses, pesa aproximadamente 30 kg e mede 80 cm de comprimento. Quando o nível do rio baixou, o filhote ficou encalhado na areia e foi recolhido pela comunidade. (...) Este já é o quarto peixe-boi resgatado pelos técnicos do Ibama em 2005. No ano passado foram resgatados ao todo 21.
(Disponível em: http://ww.ambientebrasil.com.br. Acesso em 28 mar. 2005)

Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) Os peixes-boi não fazem parte do grupo dos cordados, mas sim dos vertebrados, porque eles apresentam vértebras e não notocorda.
b) Sendo um animal aquático, o peixe-boi deve ser classificado como um peixe.
c) O peixe-boi é um animal endotérmico. Se o animal perder muito calor em situação de estresse, deve ser aquecido para recuperar sua capacidade de regulação térmica.
d) No ambiente aquático, os mamíferos não apresentam glândulas mamárias, pois seria impossível impedir que o leite se diluísse completamente.
e) Ao ficar encalhado na areia, o peixe-boi poderia ter morrido se não fosse resgatado rapidamente, pois sua respiração é realizada por brânquias e depende da água.

_______________________________________________________________________________




EXERCÍCIOS SOBRE PROTOCTISTAS: (24/06/2013)

1.As principais doenças causadas por protozoários que envolvem o sangue e os órgãos internos são:
(A) Malária, toxoplasmose, tripanossomíase e leishmaniose.
(B) Dengue, difteria, micose e disenteria.
(C) Tripanossomíase, hepatite, esquistossomose e filariose.
(D) Toxoplasmose, difteria, filariose e micose.

2. (UNIP) Qual das seguintes estruturas é comum às amebas de água doce e falta nas amebas marinhas?
a) vacúolo contrátil;

b) vacúolo digestivo;
c) endoplasma;
d) núcleo individualizado;
e) pseudópode.

3. Pseudópode(s) é(são):
a) invólucros resistentes que envolvem as células dos protistas marinhos;
b) bastonete rígido que percorre longitudinalmente o corpo celular;
c) expansões protoplasmáticas transitórias que permitem locomoção e apreensão do alimento;
d) estruturas em forma de bastonetes que aparecem nos ciliados, situando-se entre as porções basais dos cílios;
e) espécie de taça quitinosa.

4.Uma pessoa pretende processar um hospital com o argumento de que a doença de Chagas, da qual é portadora, foi ali adquirida em uma transfusão de sangue. A acusação:
a) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um verme platelminto que se adquire em lagoas.
b) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário transmitido pela picada de mosquitos.
c) não procede, pois a doença de Chagas resulta de uma malformação cardíaca congênita.
d) procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário que vive no sangue.
e) procede, pois a doença de Chagas é causada por um vírus transmitido por contato sexual ou por transfusão sanguínea.


5.Considere o seguinte ciclo de vida:

Nele, a meiose precede a formação dos
a) gametas e a fase adulta predominante é diploide.
b) gametas e a fase adulta predominante é haploide.
c) gametas e ocorre alternância de gerações.
d) esporos e a fase adulta predominante é a diploide.
e) esporos e ocorre alternância de gerações.

6. “Maré vermelha deixa litoral em alerta. Uma mancha escura formada por um fenômeno conhecido como “maré vermelha” cobriu ontem uma parte do canal de São Sebastião(...) e pode provocar a morte em massa de peixes. A Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião entrou em estado de alerta. O risco para o homem está no consumo de ostras e moluscos contaminados.” (Jornal Vale Paraibano, 01.02.2003.)

A maré vermelha é causada por
a) proliferação de algas macroscópicas do grupo das rodófitas, tóxicas para consumo pelo homem ou pela fauna marinha.
b) proliferação de bactérias que apresentam em seu hialoplasma o pigmento vermelho ficoeritrina. As toxinas produzidas por essas
bactérias afetam a fauna circunvizinha.
c) crescimento de fungos sobre material orgânico em suspensão, material este proveniente de esgotos lançados ao mar nas regiões das grandes cidades litorâneas.
d) proliferação de liquens, que são associações entre algas unicelulares componentes do fitoplâncton e fungos. O termo maré vermelha decorre da produção de pigmentos pelas algas marinhas associadas ao fungo.
e) explosão populacional de algas unicelulares do grupo das pirrófitas, componentes do fitoplâncton. A liberação de toxinas afeta a auna circunvizinha

7.Alguns protistas e algumas células eucarióticas apresentam, na superfície externa, cílios ou flagelos que desempenham funções, como deslocamento, considere os seguintes protozoários e células eucariótica: Paramecium, Euglena, Trypanosoma:
a)quais dessas células apresentam cílios? e quais apresentam flagelos?
b) há alguma diferença na função dessas estruturas nesses tipos celulares? explique.
c) a ameba não apresenta cílios ou flagelos.Como esse organismo unicelular se desloca?

8. Em populações de algas verdes de uma certa espécie, verificou-se pela análise citológica que alguns indivíduos apresentavam sessenta cromossomos, e outros, apenas trinta. É possível, através dessa informação, saber seu ciclo de vida e onde ocorre a meiose. Por quê?

9. Considerando as relações entre os seres vivos, responda:
a )O que são liquens?
b) Que tipo de relação ecológica apresentam as espécies que compõem um líquen?

GABARITO:

1. (A)  2. a  3. c  4. d  5. e  6. e  7. -  
8. Está relacionada ao ciclo de vida mostrado na questão 5. Alternância de gerações (ou ciclo-haplodiplonte).  A variação no número de cromossomos é devida a presença de indivíduos tanto haploides (com 30 cromossomos), quanto diploides (com 60 cromossomos), na população.


9. a) Liquens são uma associações entre fungos e algas (ou cianobactérias).
b) Mutualismo.



 EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA, VÍRUS E BACTÉRIAS:


1. Veja a seguir os nomes comuns e cientificos de alguns anfíbios (sapos, rãs, pererecas) brasileiros.
– sapinho-de-barriga-vermelha: Melanophryniscus dorsalis.
– sapinho-narigudo-de-barriga-vermelha: Melanophryniscus macrogranulosus.
– perereca: Hyla cymbalum, Hyla izecksohni.
– perereca-verde: Hylomantis granulosa.
– rãzinha: Adelophryne baturitensis, Adelophryne maranguapensi, Thoropa lutzi, Thoropa petropolitana.
a) Quantos gêneros e espécies diferentes aparecem nessa lista?
b) Qual a vantagem da utilização, pelos cientistas, dos nomes científicos, em vez dos nomes comuns, para identificar as espécies.

2. Em termos evolutivos, o urso-polar (Ursus maritimus) é mais próximo do urso-cinzento (Ursus arctos) ou do urso-panda gigante (Ailuropoda melanoleuca)? Justifique sua resposta.

3.  Medicina do futuro recruta vírus "bonzinhos" para vencer câncer e AIDS através de batalhas genéticas. Utilizando vírus inofensivos como vetores de genes, cientistas estão colocando, nas células dos pacientes, o material genético que os médicos desejam. (Folha de São Paulo-dez/92). Tal técnica é possível, pois, na célula hospedeira, o DNA do vírus:
a) inativa as diferentes funções vitais.
b) comanda a produção de proteínas.
c) inibe a respiração celular.
d) induz uma mensagem deletéria.
e) estimula a duplicação do DNA celular

4. Um estudante afirmou que as bactérias são prejudiciais ao ser humano, uma vez que provocam inúmeras doenças. Mas elas também desempenham importantes papeis. Justifique, citando exemplos.



5. Observe as figuras abaixo e responda o que segue:
A                    B
Figura A)A que tipo de nutrição as bactérias referidas na frase apresentam? Quais as outras formas de nutrição das bactérias?
Figura B)Indique o  nome das estruturas indicadas pelos números.

6. Diferencie o Dominío Bacteria de Archeae.

7. Se não houvesse bactérias dentro do nosso corpo, o sistema imunológico levaria muito mais tempo para nos defender. Além de manter o sistema imunológico de prontidão, as bactérias que vivem em nosso organismo ainda nos auxiliam de outra maneira: elas produzem vitaminas e ajudam na absorção de alguns alimentos que não seríamos capazes de utilizar para nossa nutrição sem a contribuição delas. A respeito dos benefícios das bactérias, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) Bactérias fermentadoras são responsáveis pela produção de iogurtes.
(__) As bactérias não são utilizadas na produção de antibióticos.
(__) Vivem no estômago de animais ruminantes, atuando na digestão da celulose.
(__) Habitam no intestino do homem, formando a flora intestinal.
(__) Diferentemente dos fungos, não têm grande importância para a natureza.

                RESPOSTAS:
1. a) gêneros: 5
        Espécies: 9
b) Possível resposta: Os nomes populares variam de região para região e por isso, uma espécie pode ser conhecida por mais de um mesmo nome, ou pode-se atribuir um nome popular para mais de uma espécie. Já os nomes científicos indicam com precisão a espécie referida, permitindo que qualquer pessoa, independentemente da língua que use para se comunicar, saiba de que ser vivo se está falando.

2. Possível resposta: O urso-polar (Ursus maritimus) é mais próximo do urso-cinzento (Ursus arctos), porque ambos pertencem ao mesmo gênero, o que indica maior proximidade evolutiva.

3. e

4. Possível resposta: As bactérias podem causar doenças, mas muitas têm importantes funções ecológicas e de uso para a espécie humana. Por exemplo: algumas bactérias são decompositoras, atuando na ciclagem de nutrientes; algumas são utilizadas na produção de alimentos, fermentadoras (iogurtes, queijos); fixam nitrogênio, associadas às raízes de plantas.

5. a) Bactérias heterotróficas por absorção
Outras formas: fotoautotróficas, quimiotróficas.

b) Xerox saiu ruim... estruturas:
1: Fímbrias
2: Plamídeo
3. Ribossomos
4. Citoplasma
5. Membrana plasmática
6. Parece celular
7. cápsula
8. DNA
9, Flagelos

6. Possível resposta: As diferenças são observada quanto à composição química e e o metabolismo celular. Bactérias: parede celular de peptidioglicanos, Arqueas de pseudopeptidioglicanos. Arqueas tem capacidade de produzir metano, possuem lipídios de membrana exclusivos; vivem em ambientes de condições extremas de salinidade, pressão, pH, calor e em presença de Enxofre.

7. (V);(F);(V);(V);(F)

 EXEMPLO DE ÁRVORE FILOGENÉTICA


Nenhum comentário:

Postar um comentário